E agora páro o carro e uma vastidão imensa de horizontes. A estrada são duas linhas infinitas a desaparecer na aridez ao longe. Saio para o ar quente parado e o mundo suspenso a toda a volta. Subitamente, no carro, o rádio enrouquece a voz de Lucinda Williams – “I am waiting for your essence”. E é aqui que eu quero ficar - com toda esta luz, todo este silêncio. Todo este céu.

domingo, 23 de agosto de 2009

O Mar

John Banville venceu em 2005 o Men Booker Prize com este livro.
Um dos melhores romances que li até hoje.


"Noite, e tudo tão silencioso como se não existisse ninguém, nem mesmo eu. Não consigo ouvir o mar, que noutras noites ruge e brame, umas vezes próximo e com um marulhar irritante, outras vezes distante e ténue. Não quero sentir-me assim tão só. Porque é que não voltaste para me assombrar com a tua aparição? Era o mínimo que esperava de ti. Porquê este silêncio dia após dia, noite após noite, interminável? O teu silêncio é como um nevoeiro. Ao princípio, era uma mancha indistinta na linha do horizonte, no minuto seguinte estávamos no meio dela, sem ver e cambaleantes, agarrados um ao outro. Tudo começou naquele dia, depois da tua ida ao consultório de Mr. Todd, quando saímos da clínica e entrámos no parque de estacionamento deserto com todos aqueles carros perfeitamente alinhados, lustrosos como toninhas, sem emitirem um som, nem o mínimo sinal da mulher jovem a martelar o chão com os sapatos de saltos altos. Depois foi a nossa casa que mergulhou num silêncio próprio e logo em seguida os corredores silenciosos dos hospitais, as enfermarias mudas, as salas de espera, até ao último de todos os quartos. Manda-me o teu fantasma. Atormenta-me, se quiseres. Chocalha as tuas correntes, arrasta a tua mortalha pelo chão, subtil e agoirenta como uma Dama Branca. Faz qualquer coisa. Ao menos, eu teria um fantasma."

John Banville in "O mar"

1 comentário:

Belinha Fernandes disse...

Também gostava de ler!Já percebi que gosta muito de literatura e ali do lado direito...muito Clint Eastwood!Eu adoro o homem,a sério.Comecei por detestar e depois nasceu um grande amor.Foi também assim com o Stuart Staples...